Como devo me relacionar com a mãe e o pai de meu (minha) namorado (a)?

Infelizmente é muito comum em nosso país desmerecermos o sogro e, principalmente, a sogra. Faz parte do folclore popular piadas e ditados grosseiros sobre ela. Em outras culturas não é bem assim, na língua inglesa, a palavra sogra é traduzida como mother in law, que significa mãe na lei. De fato, uma boa relação com os sogros nos permite ganhar uma nova mãe e um novo pai. no bom relacionamento e valorização dessas pessoas está uma das mais importantes chaves para o sucesso de uma relação que está só começando, o namoro
A Bíblia mostra que os sogros são pessoas de autoridade sobre a vida de seu namorado ou sua namorada, são dignos de honra e respeito por parte dele ou dela; portanto, a mesma honra você deverá conceder a eles também. ”Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SEnHOR teu Deus te dá.” (Êxodo 20.12) ”Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor.” (colossenses 3.20) Por mais que sejam super protetores, te vejam com desconfiança ou mesmo que não sejam evangélicos, você deve buscar sempre ter paciência e amá-los, dando assim um bom testemunho e ganhando aos poucos a confiança deles.
É um terrível equívoco se colocar em confronto e pressionar seu namorado (a) a tomar partido em qualquer questão em que você esteja em divergência com seus sogros, nunca submeta o seu companheiro (a) a tal escolha, é cruel e não condiz com a Palavra De Deus. Não seja como Pedro, ele foi inconveniente. A passagem da cura da sua Sogra mostra que ele levou Jesus e os discípulos à casa dela, mesmo com ela doente: ”E Jesus, entrando na casa de Pedro, viu a sogra deste acamada, e com febre.” (Mateus 8.14) Logo que foi curada teve que se levantar para servir aquele monte de visitas. certos namorados acham legal bater de frente com seus sogros para marcar território, que triste caminho é o da inconveniência… Seus sogros têm muito a oferecer ao seu relacionamento, a experiência de vida deles e bons conselhos sempre serão bem vindos.
Veja como Jetro foi útil a Moisés quando o aconselhou sobre a organização do povo de Israel no deserto (Êxodo 18.17-22): ”O sogro de Moisés, porém, lhe disse: não é bom o que fazes. Totalmente desfalecerás, assim tu como este povo que está contigo; porque este negócio é mui difícil para ti; tu só não o podes fazer. Ouve agora minha voz, eu te aconselharei, e Deus será contigo. Sê tu pelo povo diante de Deus, e leva tu as causas a Deus; e declara-lhes os estatutos e as leis, e faze-lhes saber o caminho em que devem andar, e a obra que devem fazer. E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinquenta, e maiorais de dez; para que julguem este povo em todo o tempo; e seja que todo o negócio grave tragam a ti, mas todo o negócio pequeno eles o julguem; assim a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a levarão contigo.” Por isso aproveite essa relação da melhor forma possível, pois se você se casar eles terá a oportunidade de ganhar um pai e uma mãe.
:: Richarde Guerra e Priscila Guerra, eternos namorados.