O poder da mulher


Nós mulheres fomos criadas por Deus de uma maneira muito especial. Ele nos criou para sermos ajudadoras idôneas, ou seja, capazes, competentes. Lemos em Pv 14.1 que a mulher tem mesmo capacidade, poder para construir ou destruir. A Bíblia não diz que se ela for sábia ela poderá, talvez construir ou que se for tola, poderá, correrá o risco de destruir. A Bíblia afirma que a mulher sábia constrói sua casa e a tola, a insensata, com suas próprias mãos a destrói.
Mas como ser uma mulher sábia? Em todo o livro de Provérbios somos ensinados e incentivados a buscar, a adquirir a sabedoria mais do que o ouro e que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria.
Sempre que pensamos nesse texto, pensamos na mulher casada, mas vejo que a mulher, desde muito nova, pode fazer toda a diferença na sua casa.
Fico observando minhas duas filhinhas, uma de quatro e a outra de seis anos brincando. Desde cedo elas brincam de cuidar, de conversar, de ajudar e até de corrigir as bonecas e uma à outra. Conheço algumas jovens que têm mais maturidade que a própria mãe e sabem fazer escolhas certas, mais do que seus pais. Essas moças, muitas vezes, ajudam e até orientam seus pais e irmãos, edificando assim o seu lar.
Uma moça jovem e solteira não precisa esperar se casar para edificar sua família. Ela pode e deve começar na casa de seus pais, na república onde mora, seja onde for, se ela teme a Deus, ela será sábia e com certeza vai fazer diferença onde estiver.
O período da juventude, quando a moça ainda está estudando, ainda não se casou ou está se preparando profissionalmente, planejando seu futuro, é uma oportunidade de treinamento para outras etapas da vida que virão. Uma moça que teme a Deus, saberá se comportar em qualquer lugar. Terá uma postura coerente com a Bíblia e uma conduta irrepreensível. Será amiga, companheira, ajudadora dos colegas de escola ou de trabalho; não será egoísta, manipuladora, sedutora, preguiçosa.
Atrairá as pessoas a si com seu carisma, simpatia, inteligência e bondade. Ela terá muito mais chance de ser bem-sucedida profissional, emocional e intelectualmente do que a insensata, a tola que age exatamente ao contrário da primeira e tem resultados igualmente opostos.
Se a mulher, desde cedo, teme a Deus e obedece Sua Palavra, ela já estará muito mais preparada para o casamento e com a sabedoria que já tinha vai apenas continuar construindo seu lar, com mais responsabilidade e menos dificuldade.
As que já estão casadas e não tinham aprendido isto antes, ainda dá tempo.
A Bíblia diz em Tiago 1.5,6 que se alguém tem falta de sabedoria deve pedir a Deus que a dará com liberalidade, com abundância.
Sugiro que depois de ler este texto você, de qualquer idade, pare uns minutos e reflita um pouco em como tem sido suas atitudes nos ambientes onde você atua, seja em casa, no trabalho, na escola, na igreja, na sua comunidade.
Você tem ajudado a construir ou a destruir?
Pastora Márcia Resende