A importância do NÃO


Ah, essa palavrinha! Tão pequena e tão importante!
 Podemos observar em todos os nossos relacionamentos o quanto é essencial dizer NÃO, na hora certa e para a situação certa. O primeiro e mais importante NÃO da história foi dado por Deus a Adão, em Gênesis 2, dizendo que ele poderia comer de toda árvore do jardim, exceto uma, a do conhecimento do bem e do mal. Adão e Eva NÃO poderiam comer, e se eles comessem, morreriam.
 O pecado, a separação do homem de Deus, a necessidade de um Salvador, o nascimento, morte e ressurreição de Jesus, tudo o que isso implica para nós ao longo da história, começou por causa da desobediência do homem ao NÃO de Deus, aliás, se voltarmos um pouco na história bíblica, podemos ver que tudo talvez tenha mesmo começado quando Deus, no céu, disse NÃO à rebeldia de Lúcifer. O ódio de satanás ao NÃO de Deus faz com que ele tente levar todos a dizer Sim a ele e NÃO a DEUS, Sim ao pecado e NÃO a Jesus. Poderia falar muito sobre isto, mas quero refletir um pouco mais na prática do nosso dia a dia.
 Todos nós concordamos que antes, nas gerações anteriores era muito mais fácil dizer ou ouvir um NÃO. Precisamos entender que o próprio Deus nos ensina na Sua Palavra o que NÃO devemos ou podemos fazer e sempre, claro, é para o nosso bem.
 Nós, mulheres, com Tantas funções e tarefas, com tanto “poder” nas mãos, como vimos no artigo anterior, exatamente por tantas responsabilidades, corremos um sério risco de deixar de dizer os NÃOS necessários, em todas as áreas da nossa vida, apoiadas na falta de tempo, no excesso de trabalho, no cansaço, na TPM, na depressão, na carência afetiva, em sonhos enfim, em muitas situações que fazem com que o SIM seja sempre a resposta mais fácil, mas que muitas vezes, traz terríveis consequências. Precisamos dizer NÃO sempre, em PRIMEIRO lugar ao pecado. Seja quem for, o pecado convida, seduz, oferece, chama, atrai e nossa resposta deve ser NÃO, todo o tempo, NÃO. Precisamos dizer NÃO à compulsão por comprar, por comer…NÃO às novelas, aos comentários desnecessários sobre a vida alheia (fofoca), às brechas na internet…NÃO às roupas sensuais, NÃO ao charme do colega de trabalho, NÃO aos filhos que querem fazer algo “natural” para idade deles, mas que NÃO é natural para o BEM deles, NÃO à algumas vontades dos filhos, NÃO aos filhos….quantos NÃOS aos filhos!!! Dizer NÃO ao divórcio, NÃO ao namorado que quer fazer sexo ou mesmo ultrapassar os limites..NÃO aos “amigos” que querem influenciar negativamente…NÃO ao bulling, NÃO, em nome de Jesus, NÃO à pedofilia, fora e dentro de casa, NÃO à conivência…NÃO à preguiça, à procrastinação (deixar para depois, adiar)…e muito mais.
Parece estranho, mas o NÃO protege, cuida, evita, previne… o NÃO conquista, atrai, ajuda, é amigo…
O NÃO nasceu na boca de Deus, por isto deve, com equilíbrio e sabedoria, sempre que preciso, ser usado por nós.
Você sabe que o NÃO é também o SIM?
Quer saber? Confira no próximo artigo.
Que Deus nos abençoe e nos ajude em cada palavra que sair da nossa boca.
 Com Amor,

Márcia Resende