O NÃO é também um SIM


No artigo anterior vimos a importância do NÃO e também como muitas pessoas têm tanta dificuldade de dizê-lo.
Medito muito sobre este assunto e sempre observo que, embora pareça paradoxal, o SIM e o NÃO coexistem e se misturam, porque todas as vezes que dizemos SIM a alguma coisa, também dizemos NÃO a outra.
Como assim Márcia? É fácil. Os jogos olímpicos já terminaram, mas vamos aproveitar e usá-los como exemplo.
Como gosto de esporte, sempre pratiquei, sempre gostei!
Estudei Educação Física, trabalhei na área alguns anos e foi um tempo muito gostoso. Quando assisto aos esportes de alto nível na TV, sempre fico muito emocionada, aliás, me emociono com tudo, é até chato, risos.
Mas nesse caso me emociono muito porque penso no sacrifício, esforço e trabalho que os atletas e suas famílias tiveram e têm que fazer para chegarem onde estão. Por isto, com toda certeza, NÃO foi fácil chegar lá. Só de competir numa Olimpíada, em que estão os melhores atletas do planeta, já é uma grande vitória. Uma das coisas que os atletas, principalmente, os de alto nível precisam fazer para alcançar seu objetivo de vencer, de ser os melhores, é abrir mão, dizer NÃO a tantas coisas.
NÃO a alimentos, festas, namoro, família, viagens, passeios, festividades, comemorações, enfim, uma vida de dedicação total àquilo que escolheram fazer. Mas dizer NÃO a alimentos é dizer Sim à saúde que o corpo precisa ter; dizer NÃO a festas é dizer Sim ao descanso e à disciplina; dizer NÃO aos “prazeres” é dizer SIM à melhor performance, ao mais alto desempenho e consequentemente, à vitória.
Quanto tempo de treinamento, quanto anos tentando superar o adversário e a si mesmo. Um milésimo de segundo atrasado e… lá se vai uma vitória; que o diga Michael Phelps. Recebeu um NÃO do cronômetro e ficou furioso, ah é assim? Ganhou praticamente todas depois desta, se tornando o maior medalhista de todos os tempos.
Precisamos ter equilíbrio em dizer NÃO ou sim. NÃO dizer NÃO ou SIM a tudo, mas analisar, pensar e principalmente conferir com os NÃOs e os SIMs de Deus e aí então, fazer a escolha certa.
Muitos adultos têm grandes dificuldades no trabalho, nos relacionamentos e até mesmo no ministério, porque NÃO ouviram os necessários NÃOs quando criança e por isso, NÃO conseguem digerir ou reagir bem quando eles chegam, e eles sempre chegam.
Vamos continuar falando sobre isso.
Como você reage aos NÃOs?
O que Deus diz sobre isso?
Vamos ver juntos no próximo artigo.
Deus abençoe!
Com amor.

Márcia Resende